Temperamento controlado do espirito
PELO ESPÍRITO
Tim LaHaye
Resumo feito por:
Mara Regina G.
Digitalizado por Sylver
Semeadores da Palavra e-books evangélicos
HTTP://SEMEADORESDAPALAVRA.QUEROUMFORUM.COM
INTRODUÇÃO
O que torna o homem fascinante é o seu temperamento, pois o provê com qualidades marcantes que o distinguem de qualquer outro semelhante.
O temperamento, entretanto, não dá ao homem apenas forças, características positivas, mas também fraquezas, isto é, características negativas.
Felizmente, Deus concedeu a todo que Nele crê o Espírito
Santo, para melhorar suas forças e vencer suas fraquezas.
VOCÊ NASCE COM ELE!
Você sabe o que é certo e o que é errado fazer, mas, ao agir, é incapaz de conseguir se controlar e acaba fazendo o que não desejaria fazer.
O apóstolo Paulo certamente sentia o mesmo quando escreveu Romanos 7:18-20:
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.
Paulo faz a clara distinção entre si mesmo e a força incontrolável que nele habita, o pecado, a fraqueza natural que herdara de seus pais, como todo ser humano.
Herdamos o temperamento básico dos nossos pais, que é chamado na Bíblia de várias formas: "o indivíduo ingênito", "a carne", "o chefe", "a carne corruptível", "o homem carnal" e outros, e que é o impulso básico de nosso ser tentando satisfazer suas necessidades.
Distinção importante a ser feita entre temperamento, caráter e personalidade:
• Temperamento - combinação de características congênitas herdadas de nossos pais e avós e coordenadas com base na nacionalidade, raça, sexo e outros fatores hereditários.
• Caráter - é o verdadeiro eu. A Bíblia o chama de "a essência secreta do coração". O fruto do temperamento burilado pela disciplina e educação recebidos na infância e pelos