Temas Transversais na prática da sala de aula
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0558) – Prática do Módulo III
RESUMO
Os temas transversais para o ensino fundamental, publicados em 1997 e 1998 foram enviados pelo Ministério da Educação para as escolas públicas de todo o país. Percebemos que ainda não há um consenso no método da sua aplicação nas escolas, entretanto, claramente se vê a importância desta prática em sala de aula na vida e desenvolvimento social do aluno e da família.
Palavras-chave: Temas transversais; Escola; Sala de aula.
1 INTRODUÇÃO
Os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e têm como finalidade em sala de aula construirem conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania e obedecem a questões importantes e urgentes para a sociedade contemporânea.
Caracterizam-se por um conjunto de assuntos que aparecem transversalizados em áreas determinadas do currículo, que se constituem na necessidade de um trabalho mais significativo e expressivo de temáticas sociais na escola.
Com o presente trabalho, procura-se demonstrar o uso dos Temas Transversais, na prática da sala de aula.
2 DESENVOLVIMENTO
A LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.9.394, de 20/12/1996, rege a educação brasileira apontando as diretrizes a serem seguidas na educação em todo país.
Os currículos do ensino fundamental têm uma base nacional comum – PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais (conjunto de diretrizes que orientam as ações educativas do ensino, prevendo o ensino de pontos comuns e necessários em todas as regiões brasileiras e possibilitando também que cada escola desenvolva temas e assuntos de acordo com as características culturais, sociais e políticas de sua região).
Os temas propostos nos PCNs, foram escolhidos com base nos seguintes critérios:
Urgência Social: questões graves que se apresentam socialmente e