Temas polêmicos - aborto
Of.de Redação, Kelly
8º ano
Temas Polêmicos
Aborto
Salto
2013
Aborto é quando há a interrupção na gravidez, ou seja, o embrião morre. Isto pode ser espontâneo ou provocado. Aborto espontâneo é quando a morte é causada por algo que não foi prevista nem desejada pela mãe, e aborto provocado é quando a morte do bebê é causada de forma doméstica, química ou cirúrgica.
Existem dois grupos que defendem lados opostos sobre o assunto: os pró-vida, que vão contra a prática do aborto, usando o argumento de que o feto é uma pessoa e deve ter os mesmos direitos de qualquer outro cidadão. E os pró-escolha, que defendem o direito das mulheres de decidirem o que é melhor para si, podendo ter poder sobre o seu próprio corpo.
No Brasil, o aborto é considerado um crime em quase todos os casos, exceto se for realizado pelo médico em dois casos: se a gravidez ocorreu por meio de um estupro ou se não há outro jeito de salvar a vida da mãe. No país, há grandes protestos contra o aborto porque a maioria das pessoas são cristãs e não são a favor desse método usando o argumento de que a vida do ser humano começa na fecundação. Os principais argumentos usados pelas pessoas que são contra o aborto são os fatos de que há outros meios para se salvar a vida da gestante e de que tirar a vida do feto por ele ser fruto de uma violência sexual feita contra a mãe não repara o mal causado, nesse caso o aborto seria um erro para corrigir outro. Cabe ao estado proporcionar assistência psicossocial à mulher que poderá encaminhar a criança para doação, se assim ela quiser. E os principais argumentos usados pelas pessoas que são a favor do aborto são os fatos de que não se tinha conhecimento sobre os métodos para evitar a gravidez, de que se os pais não tiverem recursos financeiros o suficiente para manter o filho que vai nascer ele vai ser prejudicado em suas qualidades de vida, entre outros argumentos.
Em 28 de janeiro de 2010 o