Curriculo contexos e enfoque
Decada de 70
Sociologia do curriculo, Paulo Freire apoia uma pedagogia crítica e reflexiva, levando o aluno a ter uma consciencia crítica e criar e recriar sua realizade sendo um ser histórico, e o professor tem que ser um sujeito político, a educação tendo relação com a estrutura economica sendo humanizadora e emancipadora.
Decada de 80
Nessa época ocorre a preocupação com o fracasso, evasão e repetencia escolar, entra também em intenso debate a respeito do papel da escola e sua função social, ganhado força a idéia de que o currículo só pode ser compreendido quando contextualizado política, econômica e socialmente.
Decada de 90
Lei de Diretrizes e Bases e discussões sobre a construção de conhecimento e o processo de aprendizagem
Século XXI
Elemento central o multiculturalismo no contexto escolar
Futuro transversalidade, dar voz a alunos e professores
Curriculo por competências
A pedagogia é ativa, onde as ações são mediadas e o aluno constrói o seu conhecimento, dendo desenvolvido na teoria e prática, "saberes em uso".
Curriculo por problemas
Baseado em problemas, o aprendizado é centrado no aluno, que é retirado da sua zona de conforto, que é estimulado atr atitude proativa m relação ao aprendizado e busca do conheimento.
Curriculo por projetos
É uma proposta de trabalho construtivista onde o aluno aprende fazendo e reconhecendo o que produz, invetiga aquilo e lhe quetiona, levando a contextualizar conceitos conhecidos e descobrir outros.
Curriculo por temas geradores e por problematização
Trabalhar por contextualização, extraídos da problematização da prática de vida dos alunos, tem que emergir do saber popular, despertar