Berlind
A palavra termômetro origina-se do grego thermo que significa quente e, metro que significa medida. Assim, termômetro é definido como o instrumento que mede temperatura.
A construção de um termômetro é baseada no uso de alguma grandeza física que depende da temperatura, como o volume de um gás mantido a pressão constante, o volume de um corpo e a resistência elétrica de condutores metálicos entre outras grandezas.
Para a medida da temperatura de um corpo com um termômetro, é preciso esperar o equilíbrio térmico, isto é, quando em contato com o corpo precisamos esperar alguns minutos para que o termômetro e o corpo estejam na mesma temperatura, e assim, podermos medir seu valor.
Contudo, é preciso cuidar ao escolher termômetros próprios para que se consiga atingir os objetivos, pois a massa do termômetro deve ser bem menor que a massa do objeto cuja temperatura que queremos medir, caso contrário o termômetro poderá alterar a temperatura do corpo, como por exemplo, um termômetro comum e uma gota de água.
Objetivo
Pesquisar, construir e calibrar um termômetro que chegue o mais próximo de um termômetro profissional.
Neste termômetro será usado o álcool e, materiais recicláveis, visando a sustentabilidade. Não será usado o mercúrio, pois há risco de contaminação. Neste relatório haverá pesquisas tais como: materiais, história e pesquisa do termômetro, custo, calibração, desenhos técnicos, teste finais, e custo final.
História do termômetro
A invenção do termômetro é geralmente atribuída a Galileu Galilei, que em 1592 usou um tubo invertido, cheio de ar e água, no qual a elevação de temperatura exterior produzia dilatação do ar e a consequente alteração do nível da água.
Termômetro é todo instrumento capaz de medir a temperatura dos sistemas físicos. Os tipos mais comuns de termômetros são os que se baseiam na dilatação do mercúrio. Outros determinam o