Tema
CARGA HORÁRIA ATIVIDADE EXTERNA:
“O NOVO PARADIGMA PARA A EDUCAÇÃO E O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO”
Aluno: Gizélia de Fátima Zen Andrade
Profª: Silvia Costa
Curso: Pós-Graduação em Gestão Escolar
Disciplina: Didática do Ensino Superior
POLO DE FERNANDÓPOLIS
Ano: 2.011.
“Entendo, pois que o processo educativo é a passagem da desigualdade à igualdade.
Portanto, só é possível o processo educativo em seu conjunto como democrático sob a condição de se distinguir a democracia como possibilidade no ponto de partida e a democracia como realidade do nosso ponto de chegada. ”
Derneval Savianni
UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Utilizando as tecnologias atuais, podemos ensinar e aprender junto com os alunos, apesar de parecer simples não é assim que funciona. Hoje em dia estamos em grande e lento processo de qualificação na área da educação.
Tudo começou por volta da década de 70 e 80 onde as ações governamentais não estavam interessadas no processo de aprendizado de um aluno e nem como ele iria construir um conhecimento moral e intelectual, isto de fato resultou na era atual, onde a taxa de analfabetismo ainda é alta e a qualidade de ensino é baixa.
Outro fator também a ser considerado, é a maneira como os professores ensinam, privilegiando o velho modo de dar as suas aulas, ou seja, afastando o aprendiz do seu próprio processo de conhecimento e de sua evolução tecnológica.
Diante dessa situação, é importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, como também construí-la.
A visão de um mundo orgânico, vivo e espiritual passou, agora ela é substituída pelo mundo-máquina e o que deve acontecer é acompanharmos todo esse processo começando dentro da sala de aula. O ensino agora será