Relatorio
Índice
I – Mecânica dos Solos
I.I – Breve Relato sobre Mecânica dos Solos
I.II – Definição de Solo (Origem e constituição)
I.III-Estado dos Solos (Índices Físicos)
I.IV - Perfil dos Solos
I.V – Caracterização
I.VI- Compactação
I.VII- Compressibilidade
I.VIII - Fluxo de Água nos Solos
II – Geotécnia
II.I – Características
I.I-Relato sobre a Mecânica dos Solos
Em 1925 o prof. Karl Terzaghi, publicou seu principal livro: “Erdbaumechanik”. A partir dessa publicação muitos autores conceituaram o nascimento da “Mecânica dos Solos”, que até então, os conhecimentos que se tinham sobre os solos eram considerados primitivos, e não continham nenhuma orientação de conceitos de aplicação, assim, com a publicação constituiu-se um marco deste novo ramo da ciência na engenharia, afinal trazia uma nova orientação a ser seguida no estudo do comportamento dos solos. Indagava a mecânica dos solos como a mecânica dos sistemas formados por uma fase sólida granular e outra fluída, cujos princípios fundamentais, são considerados até os dias de hoje.
Em 1936 foi realizado O Primeiro Congresso Internacional de Mecânica dos Solos, onde os conceitos de Terzaghi foram definitivamente consagrados. Em 1938, instalou-se o primeiro laboratório de Mecânica dos Solos, no IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo.
Desde então a Mecânica dos Solos passa a assumir um papel cada vez mais importante no Brasil com a criação da ABMS – Associação Brasileira de Mecânica dos Solos em 1950; e para a área de pavimentação temos a criação da ABPv – Associação Brasileira de Pavimentação em 1959. Ambas as associações exercem até hoje um papel fundamental para o desenvolvimento tecnológico na área de solos no Brasil.
I.II- Definição do Solo (Origem e constituição)
A Mecânica dos Solos é a disciplina da Engenharia Civil, que estuda o comportamento dos solos, quando sujeitos á tensões