Tema: o grito que nos deu o direito à vitória.
Tema: O grito que nos deu o direito à vitória. Jesus foi crucificado por volta das 9 horas da manhã e permaneceu na cruz até as 3 da tarde, sendo que, do meio-dia às 3 horas, houve trevas sobre a face da terra (Mc 15.25, 33). Jesus falou sete vezes durante essas seis horas terríveis e assustadoras:
1) “Pai, perdoa-lhes” (Lc 23.34);
2) “Hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23.43);
3) “Mulher, eis aí teu filho” (Jo 19.25-27);
4) “Por que me desamparaste” (Mt 27.46);
5) “Tenho sede” (Jo 19.28);
6) “Está consumado” (Jo 19.30);
7) “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23.46).
“Está consumado” fazia parte da vida diária das pessoas. Vamos explorar estas palavras que eram usadas por alguns indivíduos daquela época, e assim, entender melhor o que significa as palavras de Jesus na cruz.
1º Servos: O servo dizia: “Tetélestai” – Terminei a tarefa que me deste para fazer”. Isto significa que o serviço fora feito como o senhor determinara e na hora que estabelecera.
1.1Jesus Cristo veio à terra como servo por ter uma obra especial a fazer. “Consumei a obra que me confiaste para fazer” (Jo. 17.4).
2º Os sacerdotes gregos Se o sacrifício fosse aceitável, o sacerdote dizia: “Tetélestai – não tem defeito”.
2.1Jesus Cristo é o sacrifício perfeito e imaculado de Deus. O Cordeiro de Deus que morreu para tirar o pecado do mundo (Jo. 1.29).
3ºQuando um artista ou escritor completava seu trabalho, eles davam um passo para trás, contemplavam a obra, e diziam: “Tetélestai! – está pronto. Isso significava que a morte de Jesus na cruz “completa o quadro” que Deus estava pintando, a história que vinha escrevendo havia séculos.
3.1Sua obra no Calvário havia completado o quadro, de modo que o grande plano da salvação de Deus estava agora claro para todos. Hoje podemos ler o A.T. e ver este quadro maravilhoso.
4º os mercadores: “Tetélestai” era uma palavra usada por servos,