Tema: A origem da Educação Escolar no Brasil: A ação dos Jesuítas como parte do movimento da contrarreforma Católica.
Janaina Antunes Rodrigues RA: 6660425068
Juliana Fernandes Gonçalves RA: 6655383266
“História da Educação e da Pedagogia”
Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera de Sorocaba, como exigência parcial da disciplina “História da Educação e da Pedagogia”, do 3º semestre de Pedagogia, sob a orientação da Profª: Maysa Soares.
Sorocaba/SP
2014
2º Etapa
Tema: A origem da Educação Escolar no Brasil: A ação dos Jesuítas como parte do movimento da contrarreforma Católica.
A trajetória da Educação Brasileira teve muitos avanços, podemos perceber as modificações ao longo dos anos no mundo e em nosso país. Conseguimos perceber mudanças analisando e comparando o período da idade média com os tempos atuais.
Se atentarmos nosso olhar para o passado talvez possamos ter ideia do que almejamos para o futuro, o que pode ser continuado e o que deve ficar apenas como aprendizado para nossas vidas. A todo o momento teremos desafios, mas se tivermos direção e priorizarmos o aprendizado no nosso país vamos conseguir sucesso em nossa educação.
Uma das principais ferramentas da ação dos Jesuítas na parte do movimento da contrarreforma católica era a orientação de um padre em um conjunto de pessoas que se reuniam a exército de se tornarem pessoas melhores. Neste período os jesuítas conseguiram obter grande influência da sociedade na idade moderna nos séculos XVI e XVII. Foram eles que fundaram os primeiros colégios no Brasil.
Com a chegada do governador geral Tomé de Souza em 1549 acompanhado de vários Jesuítas comandados por Manuel da Nóbrega fundaram em apenas quinze dias a primeira escola de ‘’ler e escrever’’ na cidade de Salvador. Assim iniciou-se o processo de criação das escolas elementares, secundárias e seminários espalhados pelo Brasil. Os Jesuítas tiveram um papel de grande importância no nosso país, pois perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem