filosofia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CARUARU-PE
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA ESDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
TUTOR:JULIANA MARIA DO NASCIMENTO RA: 7598654614
JULIANA MERCES SILVA
RA: 432494
SILVANIA QUITERIA MENEZES DE ARARUNA RA: 409293
TEMA: MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
CARUARU
29/04/2014
Nós somos os autores de nossa história e a cultura onde estamos inseridos, entretanto, conhecer o passado é relevante para projetar o futuro dentro de uma ação presente. Por isso, não podemos pensar que a natureza humana tem características universais e eternas, portanto, nos referimos à condição humana como, um conjunto de relações sociais multáveis e como indivíduos históricos, estamos vinculados à dimensão temporal.
A história surge da necessidade de reconstituir o passado, evidenciando a ação transformadora do homem, preservar a memória é diferente através dos tempos e varia conforme a cultura vigente. A pré-história se constitui em um longo período, onde os povos não conheciam a escrita, por isso, os acontecimentos não eram registrados. A escola não existiu sempre em todas as sociedades, as mudanças não eram iguais em todos os lugares. As sociedades tribais eram despidas de estado, classes, escritas, escolas, comercio e nem historia.
Somos seres históricos, sendo que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, á medida que enfrentamos os problemas não só na vida pessoal, mas também nas experiências coletivas. É assim que produzimos a nós mesmos e a cultura a que pertencemos. Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados. O passado não esta morto, por que nele se fundam as raízes do presente.
Com a história da Educação, construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam instituições escolares e as teorias que as orientam. Um marco na história da educação foi a Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica, que desencadeou na