Tema: utilização de matrizes em nosso dia a dia
Este projeto faz parte das atividades da disciplina MEN7006-Metodologia do Ensino da Matemática do curso de graduação de licenciatura em matemática da UFSC. A proposta é organizar e desenvolver um plano de aula para um assunto específico a ser abordado em sala de aula com os alunos, como acontece em qualquer turma no ensino fundamental e médio. O tema escolhido são as matrizes, suas principais propriedades e o seu uso no dia a dia. A expectativa dos autores é que o plano desenvolvido consiga motivar os alunos a se interessar pelo tema e sirva como subsídio para as futuras experiências como professor quando do exercício da profissão.
JUSTIFICATIVA
Quando se estuda matrizes no ensino médio, dá-se um enfoque em preparar o aluno para entender o cálculo dos respectivos determinantes. Entendendo bem os determinantes o aluno passa a ter condições de resolver sistemas lineares com maior facilidade, embora nem sempre fique claro que está se usando uma forma matricial no sistema linear.
Essa passagem, de certa forma rápida, pelo estudo das matrizes faz com que não percebamos quanto é importante a aplicação de matrizes em nosso dia a dia.
Geralmente, os alunos passam o ensino médio todo sem saber a utilização de matrizes. Julgam ser “inútil”, por isso pouco se dedicam a aprender suas aplicações. Boa parte do desinteresse dos alunos se da pela falta de conteúdo dos professores. Quando questionados sobre a utilização das matrizes, poucos professores conseguem responder de forma satisfatória.
Nosso objetivo neste trabalho é mostrar a utilidade de matrizes em nosso dia a dia, e não regras para resolução. Queremos fazer o que os PCNs sugerem: mostrar a utilização da matemática para formação dos indivíduos.
Diversos trabalhos abordam tal conteúdo. Encontramos a monografia de Protasio Kraieske (Abordagem de matrizes no ensino médio: uma avaliação crítica através dos livros didáticos, como sugestões de aplicações. / 1999), onde discute a importância de se dar