Tema Tcc Entrevista
Siivia C i t r a Franco (*)
1.0. INTRODUÇÃO
A entrevista como técnica de seleção tem sido usada frequentemente na avaliação de pessoal para a empresa, na seleção de candidatos à pós-graduação, i Residência Médica e para outros fins. Geralmente, dentro do processo de seleção, a entrevista aparece como etapa última, quando os testes objetivos ou exames de respostas abertas já foram aplicados e serviram de bar. ragem para os candidatos que não apresentaram os conhecimentos mínimos exigidos pelo critério estabelecido. Graças ao prestígio que ainda goza em diversos meios, vem a ser a entrevista um dos fatores de maior influência na tomada de decisão final a respeito da adequação de um individuo aos quadros de uma empresa ou a uma vaga no Mestrado ou Doutoramento. Deste modo, a entrevista passa a ser um instrumento de comparapia em que o entrevistador 6 sempre o fiel da balança que compara:
a) as características do candidato em relação às exigências do cargo ou vaga; e
b) as qualidades de um candidato em relação a outro, decidindo qual dos dois terá a preferência.
2.0. E N T R E W A : CONSIDERAÇ6ES GERAIS
Os autores diferem muito pouco na definção de entrevista. Para uns, é um instrumento de, avaliação da personalidade: caráter, moral, relações humanas, curiosidade intelectual e funcional, educação, sociabilidade, tipo de inteligência, interesse (Ferreira, 1979); para outros, 6
“a forma direta de apuração das qualidades sociais” (Serson, 1978). Segundo Sawin (19691, a
* Do Departamento de Seleção de Recursos Humanos da Funda@
Carlos Chagas
entrevista apresenta entre outras finalidades a de verificar os conhecimentos de um candidato em determinada área, averiguar seus interesses e proporcionar realimentação avaliativa no caso de orientação escolar, ajudando o aluno a compreedê-Ia e utilizá-la.
São, pois, objeto de julgamento na entrevista:
I) o comportamento do entrevistando: reações, modo de pensar, de agir, maturidade,