Tema: problemas de telefonia brasileira
TEMA: PROBLEMAS DE TELEFONIA BRASILEIRA
TELEFONIA, SATISFAÇÃO OU INSATISFAÇÃO?
Conforme entrevistas feitas a universitários da faculdade Uceff, surpreende o número de reclamações nos entrevistados, declarando sua insatisfação relacionado as empresas de telefonia. De acordo com o entrevistado Emanuel Fraittg,do 7º período do curso de Engenharia de Produção,que recebia mensagem em seu celular da Data-net que a mesma cobrava R$3,50 de seus créditos a cada mensagem recebida por ele. Também podemos citar a entrevistada Bruna Muller,do 1º período do Curso de Arquitetura,onde seu pai queria fazer o cancelamento da sua linha telefônica fixa,e cada ligação em busca do cancelamento,em vês de cancelarem a linha conforme a necessidade do cliente,ofereciam outros planos e tarifas.
Segundo a reportagem da revista Dinheiro&Direitos a telefonia é a líder de insatisfação pelo quarto ano consecutivo sendo responsável por quase 37% das reclamações,avaliados pelo ranking elaborado pelo PROCON.
Conforme pedido do Congresso Nacional o Tribunal de contas da União realizou em 2009 uma auditoria nos setores administrativos das agências reguladoras (entre elas a ANATEL),para verificar a qualidade do atendimento prestados ao consumidor.
Após dois meses e depois de diversas pesquisas, ficou constatado que a situação do setor de telefonia no país vai de mal a pior que os operadores dos call centers não estão capacitados para cumprir de maneira adquirida as metas de atendimento prevista no contrato.A principal queixa citada pelos consumidores é queda de ligação sem que a chamada seja sequer atendida,má prestação do serviço e cancelamento indevido,o que viola o Decreto –Sac.
Em 2008 ,entra em vigor o Decreto-Sac para normatizar e disciplinar os atendimento feitos pelas empresas prestadoras de serviços públicos.O Ministério da Justiça observou que mesmo com esse decreto –sac em vigor,algumas empresas ainda não respeitam as normas .Então foi criado um