Tema 4 Aprendizagem
Não se remete somente a novas habilidades acadêmicas, mas ao desenvolvimento emocional e interação social.
A aprendizagem é onipresente na vida do ser humano. Aprendizagem é a mudança RELATIVAMENTE
PERMANENTE de comportamento que ocorre como resultado da prática.
Quatro tipos básicos de aprendizagem: habituação, condicionamento clássico, condicionamento operante e aprendizagem complexa.
Habituação: tipo mais simples de aprendizagem. Consiste em aprender a ignorar um estímulo que se tornou familiar e não tem consequências sérias.
Ex: aprender a ignorar o tic-tac de um relógio novo.
Condicionamento clássico e operante, envolvem associações.
Condicionamento clássico: um estímulo anteriormente neutro torna-se associado a outro estímulo através de repetida união com aquele estímulo.
Ivan Pavlov, fisiologista russo, Séc. XX. Voltou sua atenção para o processo de aprendizagem. Experimento com cão.
Extinção: podemos extinguir o comportamento aprendido se não mais o reforçamos.
Todo comportamento aprendido pode ser extinto e modificado.
Condicionamento de segunda ordem: amplia muito nossas associações diárias entre dois estímulos. Ex: criança que não gosta de sorvete pq antes de sessão de quimioterapia sempre é oferecido um para diminuir a náusea.
Generalização: quando uma resposta condicionada foi associada a um determinado estímulo, outros estímulos semelhantes irão evocar a mesma resposta.
Discriminação: reação às diferenças.
Ex: uma criança aprende que cães são divertidos pois o seu cãozinho é, logo todos os cães são divertidos e ela se aproxima de todos os cães (generalização). Até o momento em que se depara com um cão bravo e ameaçador e passa a DISCRIMINAR diferentes raças ou comportamentos de cães.
Medo Condicionado: os humanos podem ser condicionados a sentirem medo.
O maior exemplo de medos irracionais condicionados são as fobias que podem ser eliminadas através de técnicas terapêuticas baseadas no