telhados
O telhado compõe-se da estrutura, cobertura e dos condutores de águas pluviais.
A estrutura: é o elemento de apoio da cobertura, que pode ser: de madeira ou metálica, também são utilizadas na estrutura tesoura dos telhados, terças, caibros e ripas. Na construção das estruturas de telhado faz-se necessário executar ligações e emendas, com encaixes precisos. Telhado pontaletado, são telhados construidos sem o uso de tesouras. Para isso, devemos apoiar as terças em estruturas de concreto ou em pontaletes. Um bom trabalho é quando os alinhamentos das peças são perfeitos, formando cada painel do telhado um plano uniforme.
- A cobertura: é o elemento de proteção, que pode ser: cerâmico, as de fibrocimento, alumínio, chapa galvanizada, etc. são mais utilizadas em obras comerciais e industriais. Ao cobrir, usar régua em vez de linha, desde a ponta do beiral até a cumeeira, e deslocar de acordo com a medida da telha, cobrindo sempre do beiral para a cumeeira, colocando duas ripas sobrepostas ou testeiras para regularmos a altura da 1ª telha. As telhas cerâmicas mais utilizadas são: Francesa ou Marselha, Paulista ou Canal ou Colonial, Paulistinha, Plan, Romana, Portuguesa e Termoplan (Vasatex). Para inclinações de telhados acima de 45°, recomenda-se que as telhas sejam furadas para serem amarradas ao madeiramento, com arame galvanizado ou fio de cobre.
- Os condutores: são para o escoamento conveniente das águas e constituem-se de: calhas, coletores, rufos e rincões, são de chapas galvanizadas e de p.v.c. São os complementos das coberturas, dando-lhes o arremate e evitando com isso as infiltrações de águas de chuvas.