Uma proposta de ensino do conteúdo soma dos ângulos internos de um polígono, baseada na Teoria das Situações Didáticas e na Linguagem LOGO
São Caetano do Sul – SP
2010
Fabiana Alves Viana
Tatiana Camara Diegues
Uma proposta de ensino do conteúdo soma dos ângulos internos de um polígono, baseada na Teoria das Situações Didáticas e na Linguagem LOGO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito final no curso de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
Orientador: Prof. Marcelo Dias Pereira
São Caetano do Sul – SP
2010
RESUMO
De acordo com estudos realizados nos resultados do SARESP e SAEB dos anos de 2007 e 2005, respectivamente, pudemos constatar o insucesso na aprendizagem da matemática. Vários autores defendem o uso de computadores como ferramenta no ensino de Matemática e deixam claro que para que esta ferramenta seja usada de forma útil é preciso que o professor tenha novas posturas e crie novos métodos de ensino da matemática utilizando-se desta tecnologia.
Partindo desta afirmação realizamos o estudo da Teoria das Situações Didáticas como referência de uma nova didática de ensino e a Linguagem LOGO como ferramenta para ensino da soma dos ângulos internos de um polígono para o ensino fundamental.
Este estudo bibliográfico permite que entendamos como as novas tecnologias podem auxiliar no ensino de Matemática e também permite que o professor tenha uma nova visão em relação aos seus métodos de ensino.
A partir deste estudo apresentamos a importância da Teoria das Situações das Situações Didáticas e a Linguagem LOGO serem trabalhadas em conjunto no ensino de Matemática e exclusivamente na construção de ângulos.
Em seguida é apresentada uma sequência didática para o ensino da soma dos ângulos internos de um polígono, partindo da utilização da Teoria das Situações Didáticas e da