TELHADO VIVO
Numa época em que muito se discute sobre aquecimento global, nada mais justificável que correr atrás de soluções construtivas que haja fatores sustentáveis em suas concepções.
Em vista disso, os telhados verdes (Sistema em que se constroem lajes aplicando vegetações em suas camadas externas) ganharam espaço na Europa e agora começam a se espalhar pelo mundo devido às suas várias vantagens que estes proporcionam. Este método é de fácil execução (normalmente os telhados já vêm prontos para serem instalados), e apesar de imprimir um sobre-custo se comparado aos tradicionais, eles geram um retorno financeiro a médio/longo prazo devido à diminuição do uso energético do ambiente, somada ao possível reaproveitamento da água pluvial que o sistema é capaz de reter. Portanto, junto ao fator paisagístico, os também conhecidos como telhados vivos , proporcionam diversos benefícios à população dentre os quais: a diminuição da temperatura interna e externa das edificações, melhora da qualidade do ar, economia de energia e aumento do conforto térmico.
PALAVRAS-CHAVE: Telhado vivo, Telhado verde, Sustentabilidade.
1. INTRODUÇÃO
O Telhado verde, sistema construtivo, no qual se usa vegetação sobre a cobertura de edificações, revela-se uma grande alternativa aos problemas ambientais e urbanos pelos quais a humanidade passa atualmente. O uso desta solução, é cada vez mais incentivada devido ao aumento da conscientização populacional referente aos cuidados com o meio ambiente. Isto se reflete no aumento de construções sustentáveis - segundo o Green Building Council Brasil
(GBC), o Brasil já ocupa o quarto lugar no ranking das construções sustentáveis certificadas.
Em conseqüência disso, as construtoras começaram a desenvolver métodos que atendessem a estes aspectos de sustentabilidade, chegando a este telhado inovador.
A instalação do telhado se dá através de uma equipe altamente especializada, devido aos vários cuidados técnicos que o processo