GRAVIDEZ
Chegando ao Centro cirúrgico foi apresentada inicialmente a sala de espera. É uma área não restrita de livre circulação, destinada aos acompanhantes e familiares dos pacientes. Em seguida conhecemos o vestiário, que também é uma área não restrita, e é onde os profissionais devem fazer a troca de vestimenta, para só assim poderem entrar nas partes semi-restritas e restritas do centro cirúrgico devidamente paramentados, com roupa, touca, pro-pé e máscara. Após conhecer o local, foi feita a devida paramentação para dá continuidade a visita tendo acesso às demais áreas do centro cirúrgico.
Em seguida, conhecemos a área administrativa, uma área semi-restrita onde a circulação das pessoas não interfere na rotina do centro cirúrgico. Nessa parte funcionam as gerências do centro cirúrgico, de enfermagem, serviço de anestesia, secretaria e farmácia, logo após, nos direcionamos ao lavabo, que está localizado na área restrita do centro cirúrgico, onde os profissionais fazem a lavagem e a degermação das mãos e antebraços.
O Centro cirúrgico dispõe de três salas de cirurgia onde acontecem intervenções cirúrgicas de médio porte, uma sala de esterilização de materiais, e uma sala de cirurgia de pequeno porte, porém, hoje é utilizada apenas para cuidados ao recém-nascido. É importante lembrar, que o centro cirúrgico já conta com uma quarta sala de cirurgia, onde uma foi construída, mas ainda não está em funcionamento devido à falta de equipamentos. No geral, observamos que as salas cirúrgicas obedecem aos critérios de estruturação, porém há falhas. O piso é de superfície lisa, não contendo ranhuras e resistente. As janelas são lacradas, de fácil limpeza. As paredes são laváveis, com cores neutras, resistentes, mas não possuem superfícies lisas e os cantos não é arredondado, o que pode causar um acúmulo de sujeira. As portas são lisas e laváveis, porém não são de correr. A iluminação do local é artificial fluorescente e o sistema de ventilação é