Telhado verde
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA
DISCIPLINA: PAISAGISMO E FLORICULTURA
Autores: Anderson Machado, Robson Santos e Rogério Lira
Recife, 17 de Janeiro de 2014
Apresentação
Este projeto está sendo elaborado para ser implantado nas guaritas da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Introdução
Paisagismo é uma atividade que envolve arte, técnica, bom senso, bom gosto e criatividade. Consiste na criação de espaços funcionais, agradáveis e bonitos, utilizando plantas e outros elementos (Instituto Brasileiro de Paisagismo, 2014).
O paisagismo tem como origem desde a criação da civilização no mundo, no qual foi modificado conformo o costume de cada civilização; assim foram criados jardins que trouxe a relação homem x natureza.
Podemos destacar em decorrer do tempo jardins como: Egípcios, Babilônicos, Gregos, Romanos, idade média, renascentista e os atuais. No Brasil o jardim iniciou a partir do século XVII com a urbanização das cidades do Recife e Olinda do estado de Pernambuco pelos holandeses, após isso foram criadas outros tipos de paisagismo destacando a presença de Roberto Burle Marx. Por muito tempo, para nós brasileiros, a figura de Roberto Burle Marx foi sinônimo de Paisagismo. Ele com suas diversas equipes foram responsáveis (por cerca de 50 anos) pelos mais importantes projetos paisagísticos do país concebidos e executados, para o Estado e para as elites de então (MACEDO, 2003).
Visto que o “verde” vem cada vez mais perdendo espaço nos centros urbanos, a nova saída é a utilização de telhados verdes. Esse telhado é um importante aliado no combate aos efeitos das mudanças climáticas podendo influenciar nas temperaturas urbanas. Trata-se de uma camada de vegetação aplicada sobre a cobertura das edificações, ou da área de estacionamento e piso de área de lazer com o