Telha de Manta Asfáltica
TELHA DE MANTA ASFÁLTICA
Alunos: Felipe de Camargo, Juliéli Piton e Lucas Fuchs
Engenharia Civil
Materiais de construção I
Luiz Gustavo Laval
Passo Fundo, setembro de 2014.
FACULDADE MERIDIONAL
TELHA DE MANTA ASFÁLTICA
SHINGLE:
1) Descrição: Telha de Manta Asfáltica – Shingle: é uma telha luxuosa para a cobertura, uma vez que alia beleza e sofisticação ao que de melhor existe tecnicamente. Sua fabricação é realizada com base em uma manta asfáltica com grãos minerais, portanto possibilita uma excepcional estanqueidade e flexibilidade para aplicação até em telhados curvos e assegura sempre um melhor acabamento.
2) Classificação: As telhas são recomendadas para o uso residencial, podendo ser instaladas tanto em casas como em edifícios.
3) Composição da telha: é composta de vários elementos:
- Estrutura de fibra de vidro: Serve para estruturar e receber os outros componentes, é produzida com a dispersão uniforme de finos fios de vidro e uma resina que os mantem agregados, outra característica da fibra de vidro é que ela não absorve umidade.
- Asfalto: A função do asfalto na telha é torna-la à prova d’água, entretanto, devido à composição da telha, o asfalto tem também a função de segurar os grãos no lugar, além de conferir resistência de uma forma geral.
- Estabilizador: Também chamados de “filler”, são os minerais finamente pulverizados misturados ao asfalto, o pouco uso do estabilizador, torna a telha grudenta e mole, e mais fácil de riscar na aplicação, mas muito estabilizador na telha, pode tornar a telha dura demais que a torna quebradiça, reduzindo sua vida útil, tem que ser produzida com a quantidade exata assim torna a telha flexível e resistente.
- Grãos: São grãos opacos, obtidos por moagem de pedra e coloridos por um acabamento cerâmico, os melhores grãos são de tamanho e cores constantes, assim não podem deixar a luz passar. Outra função do grão é dar a cor a telha,