Impermeabiliza O
A água é a grande responsável por 85% dos problemas das edificações, pois em cada um dos seus estados físicos (gasoso/líquido/sólido) ela tem um grau de agressividade. Sua solicitação pode se dar de formas distintas:
Água por percolação (ex.: chuva, lavagem): paredes, coberturas e pisos.
Umidade do solo (água capilar): fundações, cortinas, pisos sobre solo.
Água por pressão (unilateral ou bilateral): piscinas e reservatórios.
Água de condensação: superfícies expostas ao calor e ao frio.
No ramo da construção civil ela pode atuar como o próprio agente agressivo, ou agir como veículo condutor de outros agentes (ácidos, sais, álcalis etc.).
O conforto e a saúde do usuário tem também cada vez mais importância, pois não se admite mais morar sob uma goteira, com manchas, umidade e mofo em paredes e pisos, causando desconforto e problemas de saúde, principalmente de origem alérgica. Alem disto há o conforto visual, que é prejudicado pelos problemas causados pela água, tornando os ambientes desagradáveis e desconfortáveis.
Se é desejado, então, uma construção durável, deve-se avaliar toda e qualquer possibilidade de ataque pela água, e combatê-la radicalmente, protegendo,através do projeto e execução de um sistema de impermeabilização.
Este sistema é dividido em três processos: • processos preliminares, são aqueles que devem ser executados antes da aplicação do impermeabilizante, e são como que pré-requisitos.
• processos impermeáveis, são aqueles em que se trata dos materiais impermeabilizantes propriamente ditos. • processos complementares, são aqueles que funcionam como proteções ou complemento dos sistemas. São os