Telha de concreto
A telha produzida basicamente com cimento e areia, mais conhecida como Telha de Concreto, de tamanho bem maior que as tradicionais telhas de barro.
As telhas de concreto são elementos de cobertura com diferentes acabamentos, cujos perfis permitem encaixes perfeitos. Dispõe de saliências na parte inferior frontal (formando a “pingadeira”) para impedir o retorno de água e facilitar o deságüe sobre a telha seguinte. Também possuem duas travas na parte inferior traseira, cuja função é permitir o seu encaixe nas ripas e evitar deslizamento.
Aparentemente é pesadamas na realidade é uma telha mais leve do que a tradicional telha colonial de barro.
Um dos diferenciais é a qualidade do produto, muito superior às telhas tradicionais, de cerâmica. Outro diferencial é ambiental. A fabricação das telhas de cerâmica requer muita energia e libera, em seu processo de produção, grande quantidade de CO². A produção da telha de concreto - por depender apenas da cura do cimento - não libera nenhum resíduo.
As telhas de concreto têm uma vantagem significativa devido à diversidade de cores oferecidas ao mercado. As cores vermelhas, tanto para o concreto como para a cerâmica, possuem os mesmos índices de absorção térmico. Mas, quando se usam cores mais claras, como a branca, este índice tende a se tornar muito menor, o que é uma vantagem significativa nas regiões mais quentes do país. Em alguns casos, há até economia significativa de ar condicionado.
Comoa telha de concreto tem baixa absorção de água, sua resistência não se reduz durante a temporada de chuvas. FORMAÇÃO
As telhas de concreto ou cimento são fabricadas a partir da mistura de Cimento Portland CP V – ARI (Pozolânico - NBR 5736); areia lavada; impermeabilizante; óxido de ferro ou pigmento se for colorida. A dosagem da argamassa depende da qualidade da areia. Uma areia de boa qualidade aumenta a resistência mecânica da telha, podendo assim reduzir a medida do cimento. O cimento pode ser