Telhas de concreto
As telhas de concreto são produtos com grandes diferenças de acabamento, por isso, requer uma técnica exclusiva, desde o seu transporte, armazenamento e instalação. Neste manual queremos passar algumas informações úteis no sentido de orientar e assim facilitar o trabalho e tirar o máximo de proveito deste produto.
A TELHA DE CONCRETO
As telhas de concreto são elementos de cobertura com diferentes acabamentos, cujos perfis permitem encaixes perfeitos. Dispõe de saliências na parte inferior frontal (formando a “pingadeira”) para impedir o retorno de água e facilitar o deságüe sobre a telha seguinte. Também possuem duas travas na parte inferior traseira, cuja função é permitir o seu encaixe nas ripas e evitar deslizamento. As figuras ao lado representam a sobreposição de telha de concreto sobre a telha da fiada inferior e as suas faces superiores e inferiores. As “pingadeiras” dianteiras, as travas de apoio traseiro e a diferença entre a inclinação da superfície da telha e do pano do telhado estão em destaque. Note que, para compensar a inclinação da telha do beiral, a altura da primeira ripa deve ser 2,5 vezes maior que a altura da ripa seguinte.
O PLANEJAMENTO DA OBRA
A cobertura além de proteger contra a ação de agentes atmosféricos, como a chuva, o sol, ventos, também é capaz de determinar o estilo da edificação. Portanto, torna-se indispensável um bom planejamento de todas as etapas anteriores à execução. O projeto da cobertura e o projeto arquitetônico devem ser executados por profissionais técnicos capacitados. Por isso, cabe ao arquiteto projetá-la, e ao engenheiro fazer os cálculos para dimensionar a estrutura. Um projeto bem elaborado, evita o desperdício em obra, além de proporcionar segurança e economia ao cliente. Para que o projeto seja funcional e esteticamente perfeito, o profissional deve levar em consideração vários fatores importantes, como o tipo de telha, inclinação da cobertura, tipo de