televisão brasileira
Quatro meses depois, em janeiro de 1951, entrava no ar a segunda emissora do país, a TV Tupi do Rio de Janeiro. Nesses dez primeiros anos de TV, o aparelho ainda era um artigo de luxo, pois não havia indústrias que fabricassem seus componentes, então, os aparelhos de TV eram importados dos Estados Unidos.
Em 1958 eram apenas 78 mil aparelhos em todo o Brasil, por isso, as programações das emissoras seguiam uma linha de ?elite?, com artistas e técnicos trazidos do rádio e do teatro. Entrevistas, debates, teleteatros, shows e música erudita. Pode-se dizer que o início da TV Brasileira era feito com muitos improvisos e adaptações de programas de rádio e teatro para a TV como, por exemplo, o Famoso programa de rádio Repórter Esso, ganhou com o advento da TV um programa exclusivo, foi um dos telejornais de maior sucesso. Ficou no ar 20 anos.
Por falar em telejornalismo, o primeiro telejornal a título de curiosidade foi o Imagens do dia que estreou em 19 de setembro de 1950, um dia depois da inauguração da TV no Brasil, seu estilo e formatação seguia os moldes do rádio apenas com a vantagem de poder se ver o locutor e com algumas imagens de exibição em preto e branco sem som. O telejornal ficou no ar por um pouco mais de um ano.
No ano de 1951 foi iniciada no país a fabricação de televisores da marca invictus e desde então, o crescimento do número de aparelhos cresceu em progressão geométrica chegando em 2001 a uma marca projetada de 60.500000 milhões de aparelhos. Em 1950