Telefonia
A segmentação de mercado baseia-se na idéia de que um produto comum não pode satisfazer necessidades e desejos de todos os consumidores. O motivo é simples: os consumidores são muitos, têm hábitos de compra variados, gostos diferenciados e variam em suas necessidades, desejos e preferências.
Conforme Kotler (1998), segmento de mercado é formado por um grande grupo de compradores identificáveis em um mercado.
O setor de telefonia móvel , , registrou o maior número de habilitações na história do país, levando analistas a acreditar que 2012 deve manter um ritmo de crescimento aquecido.
Atualmente, as operadoras têm planos de dados específicos para smartphones e tablets, o que ajuda na comercialização de chips. Além disso, o avanço dos planos pré-pagos --que totalizam 81,8%-- e de celulares que aceitam mais de um chip também ajudam nessa expansão, à medida que usuários podem alternar entre operadoras para aproveitar as promoções comerciais de cada uma.
Mercado alvo
“As empresas têm maiores chances de se saírem bem quando escolhem seus mercados-alvo com cuidado preparam programas de marketing customizados.”
(KOTLER, 2000, p.42)
A TIM empresa do grupo TELECOM ITALIA presente em todos os estados do Brasil . Tem como seus publico alvo jovens e adulto da classe A B e também a classe C que vem crescendo muito nos últimos anos, seus produtos mais vendidos são os smarthphones. As principais estratégias da empresa é ampliar a penetração de smartphones. Hoje, 31% dos aparelhos com planos da operadora possuem acesso à internet. Há um ano, o percentual era de 13%.
Parcerias
Entre fornecedor e parceiro há uma diferença que pode fazer o sucesso de qualquer negócio.
O fornecedor parceiro é possível estabelecer em relacionamento em que essas questões são decididas em conjunto, em busca de maior lucro para ambos. Parceria pode levar em consideração de privilégios como exclusividade , embalagem própria, grades por lojas,