Telefonia
Coordenadoria de Eletrônica
TELEFONIA
Maceió, 22 de agosto de 2013
Instituto Federal de Alagoas- IFAL
Trabalho solicitado pelo professor
Rogério da disciplina de Telefonia para obtenção das notas do 1° e
2° bimestre.
Maceió, 22 de agosto de 2013
TELEFONIA 3G
A telefonia 3G está para a telefonia 2G assim como a internet banda larga está para a discada. Ou seja, transmissão de dados em alta velocidade que permite o acesso a conteúdo multimídia, como vídeos, TV e animações em alta resolução, a e-mail, mensagens instantâneas e a recursos antes relegados à telefonia fixa ou à telefonia IP, como videoconferência e download rápido de grandes quantidades de dados. Mas para entender o que é a telefonia 3G, é preciso familiarizar-se com a sopa de letras de padrões, tecnologias da telefonia móvel.
Primeira Geração ou 1G
AMPS (Advanced Mobile Phone Service): tecnologia analógica da primeira geração da telefonia móvel desenvolvida pelos Laboratórios Bell, da At&T, nos anos 80. Essa tecnologia opera na faixa dos 800 MHz e só permite transmissão de voz.
Segunda Geração ou 2G
TDMA (Time Division Multiple Access): uma das tecnologias digitais mais usadas no mundo. Ela divide os canais de freqüência em até seis intervalos de tempo diferentes, e cada usuário usa um desses espaços para impedir interferências. Opera na freqüência de 800 MHz.
CDMA (Code Division Multiple Access): tecnologia digital que aumentou a capacidade das redes de telefonia celular ao permitir o acesso de muitos usuários simultaneamente em um único canal de estação rádio-base. No Brasil, a Vivo era a única operadora a adotar esta tecnologia, cuja principal desvantagem é tornar os aparelhos celulares mais suscetíveis à clonagem.
GSM (Global System for Mobile Communication):