telefonia
Aluno: A
ATIVIDADE Nr 2
Redes Telefônicas (Cabos de Pares)
Definição de um primeiro Centro de Fios
Armários de Distribuição
Rede Primária
Rede Secundária
Distribuidor Geral
Caixa de Emenda
Pupinização Pressurização de cabos telefônicos
Novos Centros de Fios
Digitalização da Rede :Fibra Óptica , Centrais Digitais e Estágios Remotas de uma Central de Comutação Digital
Redes Telefônicas (Cabos de Pares)
Antigamente, as redes telefônicas eram formadas por fios desencapados de diâmetro bem maior do que os usados atualmente, sustentados por postes de madeira ao longo do trajeto até a casa do assinante. Quando eram bem construídas, ofereciam pouca perda na transmissão, porém, as condições atmosféricas afetavam significativamente a atenuação e também provocavam interferência nas linhas aéreas.
Com o passar do tempo e com ampliação significante de usuários de telefonia, a quantidade de fios telefônicos nos postes cresceu de forma assustadora, ficando impraticável a manutenção, controle e a ampliação do número de assinantes, daí surgiram os Cabos Telefônicos de Pares.
A principal característica dos cabos telefônicos de pares é concentrar num mesmo núcleo um grande número de pares condutores, que ocupam um espaço consideravelmente menor em comparação aos fios nus. No início de sua utilização eram revestidos de chumbo e seus fios isolados por papel. Atualmente o isolamento dos fios é feito com plástico.
Apesar da enorme vantagem de se utilizar cabo telefônico de pares, algumas desvantagens precisam ser consideradas:
1 – As características de transmissão são inferiores às de um circuito de fio nu equivalente.
2 – Os cabos precisam ser emendados, par a par, em distâncias determinadas ao longo do trajeto, introduzindo assim pontos passíveis de apresentar defeitos.
Apesar dessas desvantagens, o seu uso tornou-se um padrão nas redes telefônicas do mundo todo.
Alguns desenvolvimentos foram