Microcystis aeruginosa
Bruno Miguel Pratas dos Santos Poeira Fernando Miguel Caetano Biscaia Fraga
2010
E SE UM BLOOM DE CIANOBACTÉRIAS TE BATESSE À PORTA? Trabalhos experimentais desenvolvidos com Microcystis aeruginosa
Bruno Miguel Pratas dos Santos Poeira Fernando Miguel Caetano Biscaia Fraga
Revisão científica: Ana Maniés de Oliveira
Escola Secundária de Pedro Alexandrino Póvoa de Santo Adrião – Odivelas 2010
A todos aqueles que tentaram sem sucesso, que lutaram e fracassaram, mas que nos deram ferramentas para hoje podermos continuar a lutar e a evoluir.
iv
Agradecimentos
U
m trabalho deste género é sempre fruto do esforço individual e colectivo de um grande número de pessoas, muito para além dos autores. Devemos pois agradecer publicamente a todos os que nos ajudaram e incentivaram ao longo desta jornada, zelando para que nunca nos afastássemos do caminho traçado, e para que nunca desistíssemos ou abandonássemos o nosso projecto. Seria impossível referir todos os que nos apoiaram, no entanto, sentimos necessidade de salientar algumas pessoas e instituições pela forma especial como nos acolheram e pelo tempo que investiram neste trabalho, que, no fundo, também é delas. Devemos pois, um agradecimento especial. . . . . . À Professora Ana Maniés Oliveira, por todos os serões passados em laboratório, por todos os fins-de-semana e férias interrompidos com um sem-número de dúvidas, pelo apoio na redacção deste livro, pelo apoio científico e por toda a dedicação à nossa utopia. Mais do qualquer outro, este é um projecto seu.
. . . Ao Professor Luís Ferreira, pela infinita disponibilidade e paciência que demonstrou ao ensinar-nos repetidamente a utilizar todo o software e hardware necessários à contagem das cianobactérias, através do microscópio óptico digital, necessários à redacção e ao dactilografar profissional de texto, além de todo o