Telecomunicações
Iniciação às telecomunicações
1
Todo profissional das telecomunicações deve conhecer uma série de conceitos básicos de maneira firme e exata. É a demonstração do conhecimento destes conceitos que faz com que sua competência seja reconhecida pelos profissionais do setor e daqueles que necessitam dos seus serviços. Assim, iniciamos nosso estudo justamente com a abordagem de alguns conceitos básicos das telecomunicações, como, por exemplo, os relativos à conceituação de transmissores, receptores, informação e, principalmente, um estudo das ondas eletromagnéticas, tão amplamente utilizadas nas telecomunicações. Em síntese, nesse capítulo você irá familiarizar-se com as nomenclaturas específicas da área de telecomunicações, saber de que modo funcionam os equipamentos que devem enviar e receber informações – os emissores e receptores, e compreender o uso e as principais características das ondas eletromagnéticas.
1.1. Emissores/Receptores/Informação
A finalidade das comunicações é transmitir uma informação de um lugar para outro, ou seja, a partir de uma fonte-origem, que chamamos de emissor, até um destino, que chamamos de receptor, utilizando alguma forma ou meio para a realização dessa tarefa. Assim, um sistema de comunicações básico é formado por um emissor, um receptor e um meio para levar a informação de um até o outro, ou seja, um meio de transmissão. Levando em conta as diferentes possibilidades de combinar esses três elementos, podemos citar alguns exemplos.
Na figura 1.1 ilustramos uma pessoa falando para outra.
Figura 1.1 – Comunicação entre duas pessoas.
Nesse caso, a informação é enviada através da voz e o meio de transmissão são as ondas mecânicas que transmitem o som pelo ar. Essas ondas mecânicas necessitam de meios físicos para se propagarem e atingirem o receptor, sejam estes meios sólidos, líquidos ou gasosos. Uma prova disso é que não se pode conversar no vácuo (espaço), pois não existe meio