Telecomunicações
O engenheiro de telecomunicações é responsável por desenvolver projetos de centrais telefônicas e estações de transmissão de sinais audiovisuais na área operacional, determinando os equipamentos que farão parte de um satélite, de torres etc.
Ele atua na definição a forma de transmissão de dados e dos equipamentos que serão utilizados. Realiza estudos da faixa de frequência disponível para a transmissão de uma informação, determina as potências dos equipamentos, analisa o desempenho de um sistema de telecomunicações, estuda a topografia e condições ambientais de determinada região e realiza interface entre o usuário e a empresa fornecedora, ajustando os padrões industriais ao gosto do consumidor.
Formação necessária para ser Engenheiro de Telecomunicações
A engenharia de telecomunicações ocupa-se do desenvolvimento de projetos e da execução e manutenção de sistemas de telecomunicações.
Formação Básica
Para desempenhar suas funções, o engenheiro de telecomunicações precisa se formar em curso superior com duração mínima de cinco anos. Cursos de pós-graduação são cada vez mais importantes para aqueles que pretendem explorar as oportunidades da carreira. Domínio de inglês e de computação é imprescindível.
Formação Adicional
Para quem deseja se especializar na área, algumas opções de pós-graduação podem ser encontradas, como:
Engenharia de Telecomunicações:
Universidade Federal da Bahia - UFBA
Universidade Federal do Paraná - UFPR
Universidade do Estado de São Paulo - UNESP
Pontifícia Universidade de São Paulo - PUC – Campinas
Catho Recomenda
Para auxiliar o seu desenvolvimento nesta área, apresentamos os cursos online oferecidos pela Catho Online. Esses cursos estão disponíveis gratuitamente para os assinantes Catho.
Para este cargo, sugerimos a realização do seguinte curso online:
- Gestão de Projetos
Mercado de Trabalho para Engenheiro de