Cras- introdução
INTRODUÇÃO
Esta introdução serve para nos auxiliar a entender um pouco mais sobre o funcionamento do CRAS, da Proteção e Promoção Social que foram ganhando espaço á partir do reconhecimento de que só há desenvolvimento se o crescimento econômico for somado á proteção social, ou seja, que as ações sociais de Estado são fundamentais para o processo de desenvolvimento de um país.
O Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS é uma unidade publica estatal responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF. Dada a sua capilaridade nos territórios, se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que possibilita o acesso de um grande numero de famílias à rede de proteção social de assistência social.
O CRAS tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.
Esta unidade publica do SUAS é referencia para o desenvolvimento de todos os serviços socioassistenciais de proteção básica no seu território de abrangência. Estes serviços são de caráter preventivo, protetivo e proativo que podem ser ofertados diretamente no CRAS, desde que disponha de espaço físico e equipe compatível.
A oferta dos serviços no CRAS deve ser planejada e depende de um bom conhecimento do território e das famílias que nele vivem, suas necessidades, potencialidades, bem como do mapeamento da ocorrência das situações de risco e de vulnerabilidade social e das ofertas já