SUM RIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 IDENTIFICAÇÃO DO CRAS.....................................................................................4
3 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5
4 O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NO CRAS.....................................................8
5 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
6 REFERENCIA.........................................................................................................10
INTRODUÇÃO
No decorrer desse trabalho irei falar sobre o campo de estagio supervisionado em Serviço Social, que foi realizado no Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS IV de Jequié-BA.
Esta introdução serve para nos auxiliar a entender um pouco mais sobre o funcionamento do CRAS, da Proteção e Promoção Social. O Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS é uma unidade publica estatal responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF. É uma unidade que possibilita o acesso de um grande numero de famílias à rede de proteção social de assistência social. O CRAS tem por objetivo prevenir a ocorrência de situação de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meios de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso dos direitos a cidadania.
O relatório tem por objetivo apresentar a identificação da região onde está localizado o CRAS do Joaquim Romão, o estudo da instituição e suas demandas. Quais são os principais programas oferecidos, conhecer as demandas de situação de vulnerabilidade, as ações desenvolvidas no CRAS, quais os métodos utilizados, fortalecer