economia
Dedico este trabalho aos meus pais, pela preocupação que eles tem comigo pela minha formação educacional como cidadão, e também agradeço pela enorme ajuda socioeconômico de estarem contribuindo com meu investimento na educação. Dedico-lhes esta conquista com gratidão.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Orientadora Luzihê Mendes Martins, pela sua tranquilidade, paciência e profissionalismo na sua docência em ministrar está disciplina de Economia, que por sua vez, estou obtendo uma bagagem enorme de conhecimentos.
Agradeço também a Coordenadora Vanessa Flores da Casa da Cidadania do município de Tramandaí pela sua recepção, atenção, e orientação ao meu interesse de pesquisa socioeconômico na realização deste trabalho acadêmico.
“Nenhuma ciência social pode cumprir seus objetivos se não atender ao princípio de que os problemas só podem ser compreendidos com clareza e os dados somente podem levar a interpretações válidas mediante a contínua referência cruzada entre as hipóteses e os fatos.” (Introdução à Economia, 1997, p.61)
Herskovits
“Os economistas não tem seu trabalho limitado pelas ideias formais de uma única disciplina. As filosofias políticas e os princípios éticos a que subordinaram seus valores, suas vidas e a variada gama de suas percepções procuram explicar muitas coisas que ultrapassam a lógica explícita de seu trabalho profissional.” (Introdução à Economia, 1997, p.31)
Leonard Silk
“A economia diz respeito ao estudo de um fenômeno chamado escassez. Embora o homem tenha sido até aqui bem sucedido em fazer com que se expandissem a produção de bens e serviços necessários a sua vida, ele não conseguiu reduzir substancialmente a diferença entre seus desejos e os meios capazes de satisfazê-los. Continua, assim, agindo economicamente, pois ainda não se libertou e,