epidemiologia
DISCIPLINA: EPIDEMIOLOGIA E SANEAMENTO
DISCENTE: CLÊNIA
RESUMO-“INDICADORES DE SAÚDE”
URUAÇU, 17 DE ABRIL DE 2013.
JOSIMAR GONÇALVES OLIVEIRA
“EPIDEMIOLOGIA E SANEAMENTO”
Trabalho de epidemiologia e saneamento apresentado a Faculdade Serra da Mesa sobre orientação da professora Clênia para obtenção de notas.
URUAÇU/2013
INTRODUÇÃO
Os indicadores de saúde são usados pelo fato de informarem a situação existente, eles permitem comparações individuais ou populacionais, de modo a subsidiar a tomada de decisões racionais bem fundamentadas sobre ações ao aplicar imediato, ou seja, suceder o futuro.
Desenvolvimento
Indicador e índice, baseado em termos legais vem a ser. Indicador é utilizado para representar ou medir aspectos não sujeitos à observação direta, já índice expressa situações multidimensionais, pois incorporam em uma medida única diferentes aspectos ou diferentes indicadores.
Critérios de avaliação – os indicadores de saúde passam a ser utilizados na pratica,quando se mostram relevantes, ou seja,quando são capazes de retratar com fidedignidade e praticidade, seguidos os preceitos éticos, os aspectos de saúde individual ou coletiva para os quais foram propostos.
1°validade- delimita o problema com condição do evento ou do tema, se é de alto ou baixo grau sendo melhor para representar sinteticamente o fenômeno considerado.
2°confiabilidade- resultado semelhante quando a mensuração e repetido.
3°representatividade- uma das mais apropriadas quanto maior a cobertura alcançar pode ser feito pela amostragem o SIM (sistema de informação de mortalidade).
4° questão ética- coleta de dados não acarrete