telecom
Primeiro Passo –
O LINK Internet. Você pode adquirir o link internet de várias maneiras...
1. Adquirindo com a Telefônica, Embratel ou operadora de telecomunicação ativa na sua região, o custo é de aproximadamente R$ 3200,00 para cada
1Mbps de velocidade, são links robustos que garantem qualidade e velocidade de banda, por esta razão, possui um valor mais elevado.
2. Através de um ADSL ou CableModem (Speedy ou EasyBand por exemplo).
Neste caso você fica com um link "menos robusto" que não tem garantia de banda, repassando um serviço menos profissional para seu cliente, porém, o valor é bem mais acessível, uns R$ 800,00 para cada 2Mbps. Lembre-se, se você optar por este tipo de serviço não poderá oferecer venda de IPs válidos, ou seja, para empresas ou corporações que necessitam de servidores com IP´s válidos na Internet para hospedagem de sites, VPN ou banco de dados por exemplo.
3. Adquirindo de um provedor de internet que já possui um link grande, mas neste caso, você deve ter uma pessoa de extrema confiança, na maioria dos casos o provedor cobra um valor menor que o das teles, não "aguênta o tranco" e diminui sua velocidade sem que você perceba, atingindo seu cliente diretamente e desqualificando seu negócio.
Minha opnião: Adquirir um link com uma operadora de telecomunicações de grande porte, apesar do custo maior o serviço será de qualidade e com seriedade. Segundo Passo - Montando o Projeto
1. Visada
Verifique se os pontos onde você irá atender os clientes possui visada direta, ou seja, pontos visíveis e diretos para todos os pontos remotos.
Um bom local sugerido é um prédio grande ou uma torre vistosa. Um prédio seria até melhor, os condonimos poderiam acessar internet através de cabos LAN que são baratos e você ganha na assinatura dos apartamentos.
2. Calculo do número máximo de clientes
Assegure-se da média de clientes atendidos na região, um bom número de clientes para