TELECOM
Tv por Assinatura
- No Mundo
O mercado de TV por Assinatura atingiu no final de 2013 pouco mais de 50% dos domicílios do mundo, com aproximadamente 850 milhões de domicílios com acesso a TV por Assinatura (existiam cerca de 1,6 bilhão de domicílios, sendo que 1,4 bilhão de residências com pelo menos um aparelho televisor), segundo Órgão das Nações Unidas, o UIT (União Internacional de Telecomunicações). Outras consultorias como a Statista Inc. informou que 2013 o número de assinantes superou a marca de 900 milhões.
Importante destacar que neste mercado é englobado também o “Free Pay-TV”, alguns países na Europa, África e outros contabilizam o sinal de TV Digital Aberta por meio de DTH (Direct to Home), como assinante, mesmo este não incorrendo de custos (alguns modelos subsidiados por seus Estados). O número estimado deste são 80-100 mm de usuários.
De qualquer forma o número é bastante relevante, verificando as análises destes Institutos e consultando a distribuição destes assinantes verificamos uma forte concentração na América do Norte (EUA e Canadá) e Europa (Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Espanha e outros), há também um forte crescimento no mercado asiático (China, Índia e Coréia do Sul). O crescimento do número de usuários de 2008 a 2012 cresceu em 32%.
Dos cerca de 850 mm de acessos, apenas 55% são digitais, o restante estavam divididos em 5% de IPTV (nada mais é que o IP – Internet Protocol na TV, sistema mais avançado atualmente, com grande possibilidade de interação, agilidade e qualidade, porém que necessita de alto capital investido), 40% de analógico, com qualidade ainda inferior/SD – Standard.
Este mercado que vinha crescendo mais que a média do crescimento dos principais países (2% crescimento do PIB Médio – FMI – Fundo Monetário Internacional), crescimento do mercado mundial de Pay TV de cerca de 6%, porém que já apresenta redução de crescimento e até retração em mercados maduros como EUA e Europa (este