Telecom
Em telecomunicações utilizamos com freqüência relações logarítmicas para expressas grandezas elétricas ou acústicas de mesma unidade ou com algum valor de referência. O logaritmo da relação de grandezas corresponde, dentro de uma ampla faixa de amplitude, à evolução exponencial das tensões, correntes e potências.
Em 1963, a Companhia Americana de Telégrafos e Telefones adotou a unidade de transmissão, mais tarde denominada de Bell, em homenagem ao inventor do telefone para expressar os valores contidos de atenuação. Na prática, essa unidade tem valores muito grandes, portanto passou-se a adotar o valor decibel (dB) como unidade de medição de ganho e atenuação ou relação de corrente e tensão. A expressão mostrada em seguida define a relação em decibéis, tomando como base valores de potência.
2.3 – Desvanecimento
O conhecimento da morfologia da região é de extrema importância no planejamento de cobertura da mesma. Os prédios e a vegetação influenciam grandemente o resultado da propagação.Quando do projeto de um sistema, a determinação exata das características de mecanismos e efeitos é muito importante. Os mecanismos de propagação determinam a atenuação de propagação no enlace e, conseqüentemente, o valor médio do sinal no receptor. A compreensão dos mecanismos envolvidos é básica para o cálculo do raio máximo de uma célula. Por outro lado, os efeitos de propagação determinam as flutuações rápidas e lentas do sinal em torno de seu valor médio. As flutuações que reduzem o valor do sinal abaixo da média são o que se denomina desvanecimento (em pequena escala ou, usualmente, desvanecimento rápido; e em larga escala ou, usualmente, desvanecimento lento). O correto entendimento das características dos efeitos de propagação é básico para a estimativa do desempenho do sistema e cálculo de cobertura do enlace.
3. CONSIDERAÇÕES DE PROJETO
Serão apresentadas algumas considerações práticas e/ou de contorno para a implementação do referido