Teixeira Duarte
Unidade Curricular: Mercado e Produtos Financeiros
Docente: Augusto Martins
3º Semestre 2009/2010
Trabalho 2
Financiamento de uma empresa do PSI 20
Realizado por: Ana Carvalho, n.º 2008097, TCFD 31 Sérgio Vedor, n.º 2008352, TCFD 31
ÍNDICE
1. Introdução 3
2. Formas de financiamento a médio e longo 3
Recorrendo a capitais próprios 3
Recorrendo a capitais alheios 3
3. Empresa 4
3.1 Identificação da empresa 4
3.2 Forma de financiamento escolhida 4
4. Documentos e procedimentos necessários 5
4.1 Ficha Técnica 5
4.2 Anúncio 8
1. Introdução
O financiamento é uma das principais preocupações dos empresários essencial ao desenvolvimento da actividade da empresa. O financiamento da empresa deve ser entendido como o montante de capitais, proveniente de diversas origens, permanecendo por diferentes prazos, com o fim de proporcionar os recursos necessários ao desenvolvimento da actividade da empresa.
2. Formas de financiamento a médio e longo
Existem diversas formas de financiamento a médio e longo prazo tais como:
Recorrendo a capitais próprios
Autofinanciamento: Meios financeiros obtidos e retidos na empresa que deverão permitir o reembolso de dívidas de médio e longo prazo, assegurar a manutenção da actividade produtiva da empresa (amortizações, provisões e reservas de investimento) e garantir o seu crescimento (resultados líquidos retidos para pagamento de dívidas).
Cessões de activos: Forma de financiamento segundo a qual a empresa procede à alienação de activos considerados não indispensáveis ao regular funcionamento da sua actividade.
Reforço dos capitais próprios: Através de operações diversas de reforço da estrutura do capital próprio, as empresas poderão aumentar os meios financeiros à sua disposição. Nesta forma de financiamento incluem-se os aumentos de capital, as prestações suplementares de capital, a criação de reservas de reavaliação, a