Tectonismo E A Sociedade Atual
“O tectonismo, também conhecido por diastrofismo, consiste em movimentos decorrentes de pressões vindas do interior da Terra, agindo na crosta terrestre.” (Sogeografia) Tectonismo é um termo geral relacionado a qualquer movimento da crosta terrestre com processos tectônicos, que incluem cordilheiras, continentes, bacias oceânicas e planaltos, ligados a mudanças do relevo. Ao falarmos de mudanças no relevo, temos dois processos que atuam nesse fenômeno, a orogênese1 e epirogenêse.2. Com a movimentação das placas tectônicas, podem ocorrer três tipos de movimentos litosféricos, divergente, convergente e transformante, movimentos;
Divergente, duas placas afastam-se uma da outra sendo o espaço produzido por esse afastamento preenchido por um novo material da crosta, de origem magmática.
Convergente, quando placas oceânicas colidem, a placa mais densa, mais antiga, mais fria e mais espessa mergulha sob a outra placa, em direção ao manto.
Transformante, movimento lateral esquerdo ou direito entre as placas ao longo de uma falha.
“ No assoalho oceânico atual, as falhas transformantes ocorrem também em outras situações de interação de placas. Elas podem conectar limites entra placas convergentes e divergentes, ou limites entre placas convergentes. Exemplos dessas situações complexas ocorrem na interação entra placas Pacífica, Antártica e da Nazca.(TEXEIRA, Tenctonia Global 4 tópico, página 88)”
Em geral, acontecem nas fronteiras ou limites entre placas continentais, uma vez que nestas zonas de interações - divergentes convergentes ou transformantes – as rochas que compõem as diferentes placas continentais ficam sujeitas a diferentes forças. Tais eventos podem ser catastróficos e afetando o país de varias maneiras.