Tecnologo em radiologia
A radiação nada mais é do que uma partícula ou uma radiação ionizante que ioniza átomos ou moléculas ao interagir com a matéria biológica dos mesmos cuja fonte de radiação é o sistema solar como um todo. A radiação ocorre justamente pela interação dos elétrons e do núcleo, essa interação ocorre quando partículas ou ondas eletromagnéticas colidem com os elétrons ou com o núcleo, sendo mais provável que ocorra com os elétrons. No choque, a radiação transfere totalmente ou parcialmente sua energia que, se caso a energia for superior ocorrera uma ionização.
Há muitos anos desde o uso medicina ate o uso em armamentos bélicos a radiação faz parte indiretamente da vida humana. As transições eletrônicas são denominadas fotos e raios-X, os fótons se sucede nas camadas mais externas das orbitas entre os elétrons com baixa energia, já os raios-X ocorre nos níveis mais internos do átomo decorrente da alta energia. Existem três tipos de radiações ionizantes, são elas:
Radiação Alfa: é uma partícula formada por um átomo de hélio com carga positiva. A distância que uma partícula percorre antes de parar é chamada alcance. Num dado meio, partículas alfa de igual energia têm o mesmo alcance. O alcance das partículas alfa é muito pequeno, o que faz que elas sejam facilmente blindadas. A inalação ou ingestão de partículas alfa é muito perigosa.
Radiação Beta: é também uma partícula, de carga negativa, o elétron. Sua constituição é feita por partículas beta que são emitidas pela maioria dos nuclídeos radioativos naturais ou artificiais e tem maior penetração que as partículas alfa. Se o emissor beta é ingerido, como acontece nos casos de diagnóstico e terapêutico, os efeitos são muito mais extensos.