Tecnologias e ferramentas de gestão
Comprometimento Organizacional
O termo comprometimento remete a uma relação entre partes, de maneira que exista uma obrigação ou compromisso. O comprometimento organizacional é um vínculo que se estabelece entre um empregado e a empresa onde ele trabalha. Desta forma, a empresa que possui empregados comprometidos tem melhores condições de efetuar previsões sobre comportamentos desejáveis no ambiente de trabalho, e sobre desempenho, absenteísmo e rotatividade. E quando o empregado acredita que a empresa se preocupa com sua qualidade de vida e de trabalho, ele se torna mais comprometido.
Existem diversas concepções de comprometimento organizacional, e com relação à natureza dos vínculos, três são mais aceitas e investigadas: afetiva, calculativa e normativa. O vínculo afetivo tem base em sentimentos e afetos, e os vínculos calculativo e normativo tem base cognitiva ligada às crenças sobre o papel social nas relações de troca econômica e social entre empregado e empregador.
O comprometimento afetivo advém das experiências do empregado na empresa, principalmente as positivas, que fazem com que ele se sinta confortável e competente e deseje permanecer na empresa. Além do desejo de permanecer na empresa, verificam-se outras características como a disposição para realizar esforços e a crença nos objetivos e valores organizacionais. Quando os objetivos e valores estão internalizados, a disposição para realizar esforços e apresentar melhor desempenho e produtividade é maior, devido ao componente afetivo da relação.
O comprometimento calculativo resulta da necessidade de permanecer na empresa, seja pelo trabalho e esforço que ele já despendeu ao longo do tempo ou pela falta de melhores oportunidades de trabalho. O ato de permanecer é conseqüência da percepção individual sobre custos ou perdas de investimentos que podem decorrer da quebra de vínculo com a empresa. O empregado leva em consideração os benefícios que obtém como planos de saúde