Tecnologias B licas no Cotidiano
1. Introdução
O objetivo do presente trabalho é compreender as questões levantadas em sala de aula sobre a utilização de equipamentos inicialmente desenvolvidos para fins bélicos, mas que posteriormente se tornaram funcionais e comumente utilizados no cotidiano da população. Além de permitir entender a ordem de desenvolvimento dessas tecnologias entre indústria bélica e civil e a relação com a disciplina Homem e Sociedade.
A Humanidade sempre fez uso de técnicas de localização, muitas delas baseadas em fatores naturais como as estrelas, o sol, formações rochosas, o vento, entre outras. Com o avanço tecnológico e um investimento estimado em 10 bilhões de dólares foi desenvolvido o Sistema de Posicionamento Global (do inglês, global positioning system, GPS).
Ele foi criado e é mantido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Trata-se de um sistema de navegação por satélite que envia a um receptor informações de posicionamento, horário e condições atmosféricas.
Atualmente há 24 satélites em 6 camadas orbitais diferentes, receptores em terra recebem sinais de 3 ou 4 satélites com informações de posicionamento e calcula sua localização a partir da distância de cada um desses satélites.
A utilização civil desta ferramenta é aberta, porém como dito anteriormente é mantida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em tempos de guerra envolvendo este país ela pode ser limitada e causar sérios riscos para navegação.
Por este motivo outras grandes nações mantêm seus próprios sistemas de localização por satélite (Glonass – Rússia; Compass – Chinês; Galileo – União Européia). Alguns países vivem em uma aparente democracia e com grande instabilidade, este cenário pode fazer surgirem inimigos em um curto período de tempo. Esta instabilidade obriga as demais nações a se precaverem.
2. Desenvolvimento
Há grande importância em desenvolver tecnologia bélica para garantir a soberania de uma nação, segundo o