Tecnologias para copa
Allef Oliveira- p8-Informática
Tópicos especiais em informática
Prof.ª: Serra
Copa do brasil será a primeira a ter uma tecnologia para ajudar os árbitros
Com uma série de polemicas por conta da incerteza se foi gol ou não, a FIFA confirmou o uso de uma tecnologia que facilitará aos árbitros saber se a bola entrou ou não. • Goal Control, Hawk-Eye, CAIROS GLT e GoalRef
Monitoramento e segurança
Todos os estádios da Copa do Mundo contarão com dezenas de câmeras para monitorar o público – tudo visando a segurança de quem deseja acompanhar os jogos. A Arena Fonte Nova, na Bahia, por exemplo, tem nada menos do que 227 câmeras espalhadas por todos os setores do estádio – incluindo áreas estratégicas dentro e fora da praça esportiva.
Para ajudar no reconhecimento de qualquer baderneiro, o sistema instalado capta imagens em alta definição, o que permite a utilização do zoom para que a polícia consiga ver até mesmo as feições e detalhes das roupas dos torcedores que arranjarem problemas.
Tudo isso fica ligado a uma central de monitoramento que acompanha tudo em tempo real. Ainda usando o estádio baiano como exemplo, lá uma equipe de 18 profissionais acompanhará o fluxo de pessoas e veículos dentro do estádio e também em todo o seu entorno. Caso haja necessidade, eles poderão acionar rapidamente a polícia, os bombeiros ou equipes de saúde.
Conectividade e 4G
A implantação do 4G a tempo da Copa do Mundo tem sido amplamente discutida na mídia.
A Anatel, em conjunto com as operadoras, já conseguiu garantir a banda larga de quarta geração em todas as sedes do evento. A expectativa é que todas as cidades que sediarão a Copa do Mundo também contem com a tecnologia.
Para garantir que a conexão nas praças esportivas seja de alta qualidade, todos os estádios terão antenas 4G em sua estrutura. Além disso, muitos estádios terão também WiFi gratuito em todas as suas dependências, algo que já era