Tecnologias em educação
Porém, vejo um grande problema neste quadro.O corpo docente não está preparado para aproveitar eficazmente todos estes recursos em prol da melhoria da qualidade de seu trabalho.E o que é mais interessante em tudo isso é que os alunos, o nosso público alvo, está por dentro de todas as inovações tecnológicas, enquanto muitos de nós ainda estamos na era do giz.
Acredito que a grande incógnita da questão é descobrir como trazer tudo isso ao nosso favor, aplicando, na prática, dentro das escolas, fazendo despertar o interesse dos alunos para o conhecimento dentro do âmbito escolar.Os alunos são possuidores de grande conhecimento que, muitas vezes, não é aproveitado nas salas de aula. A escola não está sabendo, muitas vezes, fazer a ligação do conhecimento cotidiano do aluno, o que ele vivencia diariamente, com os conteúdos tradicionais, tornando o trabalho dos professores, redundantes.
Os professores e gestores precisam começar a planejar um novo trabalho, assumir uma nova postura frente a estas mudanças de interesses e focos dos alunos,, não ignorando o conhecimento que eles trazem para dentro da escola e buscando um meio para usá-lo como diferencial.
Na era tecnológica, os efeitos das contínuas e rápidas transformações da sociedade contemporânea no contexto escolar, faz com que o professor que já não seja o detentor do saber,pois este se torna mais interessante gratuito nas ondas da internet , transformando as relações entre aluno e professor.Tomar consciência dessas transformações extremamente profundas e das suas consequências constitui um desafio para o professor que não pode ser ignorado.
Ainda temos muito a avançar.E o primeiro passo é aprender a utilizar os recursos disponíveis na escola como os LIEDs, o próprio celular do aluno que sempre é motivo de confusão nas aulas, dentre muitos outros.E fazer bom uso