Tecnologias de gestão organizacional
O aço refinado é transportado ao lingotamento continuo, onde é vazado em um distribuidor que o leva a diversos veios. Em cada veio, o aço liquido passa por moldes de resfriamento para solidificar-se na forma de tarugos, que são cortados em pedaços convenientes para laminação.
O forno de reaquecimento eleva a temperatura do tarugo até uma faixa de 1000 a 1200ºC, para permitir o processo da laminação.
As gaiolas de desbaste proporcionam as primeiras deformações no tarugos, preparando-o para iniciar os passos nos cilindros intermediários.
As gaiolas do intermediário consistem nos passes que visam preparar o tarugo laminado para a etapa final.
As gaiolas do acabador tem a função de atingir a forma do produto final e sua respectiva tolerância dimensional. O produto final pode ser rolos ou barras.
Rolos – O bloco recebe o tarugo laminado diretamente das gaiolas do intermediário produzindo o laminado em rolos (fio máquina).
Fio Máquina – Consiste no aço que apresenta na forma de bobinas, as quais são usadas na trefilação (fabricas de arames).
Barras – Após passar pelas gaiolas do acabador, as barras laminadas são conduzidas até o leito de resfriamento. O produto é cortado em comprimento comercial e embalado, estando pronto para a entrega ao cliente.
A trefilação é a transformação mecânica feita a frio no sentido de reduzir o diâmetro do produto de acordo com a especificação do cliente. O produto é acumulado na forma de bobina e será então matéria-prima na produção de produtos comerciais.
Para aumentar a ductilidade (deformabilidade) do aço que durante a trefilação a frio endureceu e aumentou sua resistência, é preciso reaquecê-lo. O recozimento e o processo de aquecimento e