tecnologias de gestao
As áreas e serviços que já terceirizados e os ganhos observados pelos gestores.
A cozinha e refeitório.
Foi informado que a cozinha era gerida por colaboradores da empresa. Mesmo assim, havia informes de desperdício, problemas no preparo das refeições (falta de asseio), muitas reclamações dos colaboradores. Alguns passavam mal.
Com a terceirização, houve considerável melhora. Higienização dos alimentos e assepsia no preparo foi um dos grandes diferenciais. Os funcionários passaram a ter duas refeições – café da manha e almoço. Com alimentação regular e balanceada, cardápio diversificado, produzido por profissionais, os colaboradores passaram a ser mais produtivos, baixou o numero de doenças relacionadas à má alimentação e do trato estomacal.
As áreas e serviços que podem vir ser terceirizados e quais os ganhos a respeito.
Portaria e Segurança
A necessidade se deve ao fato de ser a portaria a primeira recepção, seja do colaborados, de alguém que busque uma recolocação no mercado, visitantes, terceiros que trabalham com logística, enfim, a portaria é uma das áreas onde há um grande fluxo de pessoas de diversas origens e, independente, deve-se fazer triagem dos mesmos e indicar prosseguimento.
Soubemos que a empresa paga treinamento a seus funcionários, para atuar na função. Porém, mesmo com esse treinamento ou reciclagem aos mais antigos, o atendimento ainda deixa a desejar. Alguns colaboradores, não possuem qualificações próprias e especificas a área de segurança e portaria, muitos não concluíram o ensino fundamental. Dessa maneira, a empresa não obtém plenamente o resultado dos recursos investido. Haveria a economia em treinamentos e a certeza de possuir colaboradores realmente capacitados.
A desvantagem que percebemos ser um entrave é o fato de, por ser uma empresa com costumes familiares, todos se conhecem, há maiores liberdades na tomada de decisão. Ter funcionários terceirizados, que ano se reportem a empresa cria