Bozo
A linguagem SQL é basicamente uma linguagem de consulta a banco de dados. Ela é bem diferente das linguagens comuns de programação, a principal diferença é que a linguagem SQL não é uma linguagem procedural, ao contrário da grande maioria das linguagens de programação.
Na linguagem SQL não se especifica como, ou em que ordem, serão executados os processos que irão fornecer os resultados requeridos, na SQL, nós apenas informamos o que queremos e o sistema de banco de dados é o responsável por escolher adequadamente os procedimentos a serem executados, de forma que os resultados sejam obtidos com a maior eficiência possível.
A linguagem SQL é uma linguagem relacional, isto é, ela é ideal para o tratamento de dados relacionados. De uma forma grotesca, dados relacionados são aqueles que podem ser arranjados em uma tabela, onde cada linha forma uma unidade lógica de dados.
DDL - Linguagem de Definição de Dados
Permite ao usuário definir tabelas novas e elementos associados:
*CREATE cria um objeto (uma Tabela, por exemplo) dentro do base de dados.
*DROP apaga um objeto do banco de dados.
DML - Linguagem de Manipulação de Dados
Linguagem usada para selecionar, inserir, atualizar e apagar dados. SELECT é o comumente mais usado do DML, comanda e permite ao usuário especificar uma query como uma descrição do resultado desejado.
*INSERT é usada para somar uma fila (formalmente uma tupla) a uma tabela existente.
*UPDATE para mudar os valores de dados em uma fila de tabela existente.
*DELETE permite remover filas existentes de uma tabela.
DCL - Linguagem de Controle de Dados
Controla os aspectos de autorização de dados e licenças de usuários