Material de Laboratório de Química
LABORATÓRIOS DE QUÍMICA
Almofariz com Pistilo: Usado na trituração e pulverização de sólidos. Geralmente são de porcelana ou vidro. O almofariz é o recipiente e o pistilo é um tipo de pilão.
Anel ou Argola: Usado como suporte do funil na filtração.
Autoclave ou minicaldeira: utilizado para esterilização (bactérias e fungos).
Balança Digital: Para a medida de massa de sólidos e líquidos não voláteis com grande precisão.
Balão de fundo chato: Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo fazer reações com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o Tripé com Tela de Amianto.
Balão de fundo redondo: Utilizado principalmente em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo, acoplado a Rotaevaporador.
Balão Volumétrico: Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções em laboratório.
Béquer: É de uso geral em laboratório. Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. Pode ser aquecido sobre a Tela de Amianto.
Bico de Bunsen: É a fonte de aquecimento mais utilizada em laboratório.
Bureta: Aparelho utilizado em análises volumétricas. Uma bureta é um instrumento de medição e transferência rigorosa de volumes líquidos; trata-se de um tubo cilíndrico graduado, com uma torneira que controla a saída do líquido.
Cadinho: Peça, geralmente de porcelana, cuja utilidade é aquecer substâncias a seco e com grande intensidade, por isto pode ser levado diretamente ao Bico de Bunsen. Também empregado na evaporação de líquidos em soluções.
Cápsula de porcelana: Peça usada para evaporar líquidos das soluções.
Condensador: Utilizado na destilação, tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de líquidos.
Dessecador: Usado para guardar substâncias em atmosfera com baixo índice de umidade. Um dessecador é um recipiente fechado que contém um agente de secagem