Tecnologias aplicadas a educação
A estrutura educativa do sistema de ensino no Brasil,é uma forma de organizar a educação regular no Brasil.
Uma organização se dá em sistemas de ensino da União,dos Estados,do Distrito Federal e dos Municípios.
A constituição Federal de 1988,com a Emenda Constitucional nr.14,de 1966 e a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(LDB),instituída nr.9394,de 1966,são as leis maiores qu regulamentam o sistema educacional Brasileiro.
A estrutura atual do sistema educacional regular compreende a educação básica formada pela:educação infantil,ensino fundamental,ensino médio e a educação superior.
Conforme a legislação vigente,os municípios atuam com prioridade no ensino fundamental e na educação infantil.
Estados e Distrito Federal- ensino fundamental e médio.
Governo Federal- exerce em matéria educacional,função redistributiva e supletiva,prestando assistência técnica e financeira aos Estados,ao Distrito Federal e aos Municípios.
Além disso cabe ao Governo organizar o sistema da educação superior.
Educação Infantil: primeira etapa da educação básica,oferecida em creches para crianças de até 3 anos e em pré-escola,crianças de 4 á 6 anos.
Ensino Fundamental: duração mínima de oito anos sendo obrigatório e gratuito em escola pública,e cabe ao Poder Público garantir oferta para todos,incluindo aqueles que não tiveram acesso na idade apropriada.
Ensino Médio: etapa final da educação básica,com duração mínima de três anos,atendendo a formação geral do educando ,podendo incluir programas de preparação geral para o trabalho e facultativamente,a habilitação profissional.
Além do ensino regular,integram a educação formal:a edução especial,para portadores de necessidades especiais;jovens e adultos,para aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade apropriada.
O Brasil não tem um sistema único de ensino.Os professores e demais funcionários em educação vivem,no Brasil de