Modelo de relatório
Teresina, 05 de novembro de 2012
Disciplina: Português
Prof.ª: Lourdez M
Aluno: Eduardo Lima de Sousa, nº 06, turma 402.
Relatório
Introdução
No dia 23 de outubro de 2012, das 08h40min às 09h30min da manhã, foi desenvolvida atividade escolar com 32 alunos, na sala C4-08, prédio C, do Instituto Federal do Piauí (IFPI), como a finalidade de discutir sobre o tema “Sistema de cotas: Você é contra ou a favor?” visando desenvolver a capacidade crítica dos alunos assim como seu potencial de argumentação.
Para melhor organização a sala foi dividida em dois grupos: Os que eram contra e os que eram a favor, predefinidos pelo posicionamento dos alunos em ralação ao tema. A professora ocupava o cargo de mediador do tema, mantendo então, reservada sua opinião sobre ele. Foi resguardado o direito a fala para os integrantes dos grupos, porém nem todos foram efetivamente contemplados por conta do tempo e por alguns se colocarem apenas como função de observador.
Desenvolvimento
Após a divisão da turma em dois grupos, dar-se em tão o inicio da atividade. O grupo majoritário, com 24 integrantes, era dos que eram a favor de cotas para negros e alunos oriundos de escolas públicas e o minoritário, com 7 integrantes, era dos que eram contra. Ver gráfico 1 em anexos.
O grupo majoritário defendeu seu ponto de vista argumentando que: O sistema de cotas é uma medida rápida do governo, para ingresso ao ensino superior dos alunos de escolas públicas, em combate ao descaso do próprio governo com o ensino de base oferecido para esses alunos; que há uma tremenda discrepância entre o ensino particular (melhor) e o gratuito (pior), tendendo a conquista de vagas no ensino superior público por mais alunos do ensino particular, em uma concorrência desleal; também defendem um modo de vista mais realístico do ensino público, atribuindo o melhoramento dele por completo e